Fruto do esforço de mais de cem famílias, o sistema de monitoramento por meio de câmeras no Taquari teve início na gestão de Rolant Vieira e ganhará impulso na administração de Cesar Ramalho (2020-2022). Ao todo são 10 câmeras e a meta é expandir para 30 unidades. “O sistema está ativo e recebendo manutenção. Com o apoio da comunidade poderemos ampliar a rede”, comenta o Prefeito Cesar.
“O desafio é incluir 20 novas unidades ainda este ano”, informa Filermo Tovar, engenheiro da UPATA Multiserviços, responsável pela ampliação do sistema. “Além disso, iniciamos um estudo que propõe integrar à rede as câmeras dos moradores que se dispuserem a ceder as suas imagens”. Se bem sucedida, a iniciativa poderá ter a participação da PMDF, que acessará o sistema sempre que necessário.
As câmeras hoje em operação no Taquari são de alta resolução, estão todas interconectadas e podem identificar placas de veículos e a fisionomia de transeuntes nas ruas. “O bairro tem diversos acessos que precisam ser monitorados”, alerta o prefeito, “mas para que esta ação seja bem sucedida é necessário o apoio dos moradores. Por isso conclamamos a todos que se associem à Prefeitura Comunitária do Taquari.”